Bombeamento solar: entenda como funciona a tecnologia que leva água para regiões sem eletricidade e que impulsiona o agronegócio

Imagine uma tecnologia capaz de solucionar problemas como o abastecimento de água em regiões com ausência de energia elétrica e que ainda disponha de soluções de grande porte para irrigação e demais desafios do agronegócio. Este é o bombeamento solar.

Para que a bomba funcione, ela precisa ser conectada a um sistema fotovoltaico.

Os sistemas off-grid (desconectados da rede) têm como fonte de energia os módulos fotovoltaicos, que convertem a radiação solar em corrente elétrica contínua. Além disso, compõem o kit de bombeamento um controlador de carga (que auxilia na estabilização da tensão de saída dos módulos, que varia constantemente), os mesmos, após passar por uma série de proteções contra surtos, são ligados diretamente a bomba, que aguarda acumular a potência suficiente para dar início ao torque do motor e assim começa o processo de processo de bombeamento.

Visando a consciência ambiental e prezando pela sustentabilidade, nosso sistema dispensa baterias, um benefício também para a redução de custos, operação e manutenção do sistema.

PROCESSO DE GERAÇÃO PARA BOMBEAMENTO SOLAR

Na Fortlev Solar, priorizamos a parceria com marcas de qualidade e credibilidade. Por isso, escolhemos trabalhar com a Lorentz, líder na área de bombeamento há 25 anos e com uma linha extensa de produtos para todos os tipos de projetos.

Dúvidas/curiosidades:

Por que motor em corrente contínua?

Dentre as vantagens dos motores de corrente contínua, em relação aos de corrente alternada, podemos destacar uma maior confiabilidade, baixa manutenção, eficiência, pouco ruído, leveza, resistência às oscilações, robustez e qualidade de comutação. São motores de imã permanente, sem escovas e refrigerados a água.

Como funciona a instalação desse sistema?

Geralmente, é bastante simples, mas sabemos que é difícil acreditar nisso, então desde já deixamos você ciente de que poderá contar com nosso auxílio técnico, temos uma especialista nessa área.

Os módulos solares são instalados de acordo com a capacidade de cada bomba, após serem corretamente dimensionadas. Além disso, o controlador auxilia na regulação do funcionamento das bombas de água solar de acordo com as mudanças de corrente. Todas as configurações são feitas por celular, com acesso direto via bluetooth.

Existe manual para cada passo a passo de montagem, além de vídeos disponíveis no youtube.

E ainda não acabou, o site do nosso parceiro Lorentz te dá acesso a um ‘’google’’ das bombas, forma eficaz de buscar por dúvidas frequentes e encontrar soluções com agilidade.

Quais são as principais vantagens de optar pelo bombeamento?

  • Alta durabilidade e eficiência;
  • Bombeamento limpo e silencioso;
  • Instalação e manutenção facilitadas;
  • Nível de bombeamento de água elevado;
  • Redução nos gastos e no impacto ambiental;
  • Independência da rede pública de fornecimento energético;
  • Oferecimento de água em regiões que possuem difícil acesso à rede elétrica (como fazendas e sítios, por exemplo).

Por que a marca Lorentz?

  • Engenharia alemã com foco total em bombeamento de água por energia solar há mais de 25 anos;
  • Todos os recursos de desenvolvimento são fabricados dentro da própria empresa;
  • Construção de produtos para um canal de parceiros profissionais;
  • Sempre focados no futuro.

Ficou ainda mais curioso? Existem mais dúvidas por aí?

Entre em contato com nossa especialista em bombeamento solar:

[email protected]

Caso as suas dúvidas já tenham sido sanadas e você tenha interesse em dimensionar um sistema, acesse:

https://conteudo.fortlevsolar.com.br/bombeamentosolar

Compartilhe esse post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Faça seu cadastro na plataforma Fortlev Solar.