Especialista esclarece dúvidas sobre energia solar

De acordo com o engenheiro eletricista, as perguntas mais frequentes são sobre a vida útil do sistema e o seu funcionamento

Quando se trata de energia solar, muitas são as dúvidas antes de adquirir um sistema fotovoltaico. Segundo Felipe Ferraz, engenheiro eletricista da Fortlev Solar, nova empresa do grupo conhecido pela liderança no segmento de caixas d’água, os principais questionamentos dos clientes são acerca da vida útil dos sistemas e de seu funcionamento.

De acordo com o especialista, com as manutenções em dia, a tecnologia tem uma vida útil estimada de 25 anos. Ele explica como funciona o processo de conversão da luminosidade do Sol em energia elétrica.

“Os módulos são direcionados de modo em que recebam radiação solar direta, sem a interferência de sombras. Este posicionamento é essencial para que as células fotovoltaicas sejam eficientes na conversão de luz em energia elétrica. Dessa forma, é liberada uma corrente contínua, que passa pelo inversor interativo, sendo transformada em corrente alterada e finalizando o processo de conversão”, explica Ferraz.

O engenheiro eletricista responde 5 perguntas frequentes sobre energia solar.

  1. – Como escolher o sistema ideal?

Para escolher a opção adequada, é necessário avaliar, principalmente, o histórico de consumo de energia, a localização e as condições técnicas onde será instalado o sistema, avaliação que pode ser feita por uma empresa integradora de sua confiança.

  • – Em quanto tempo o investimento retorna para o bolso do comprador?

O retorno do investimento, conhecido como “Payback”, ocorre entre 3 a 4 anos para sistemas residenciais, dependendo da localização e do preço da tarifa de energia da distribuidora local.  

  • – Quanto tempo demora para realizar a instalação?

Para sistemas residenciais, o prazo médio para a instalação do sistema é de 2 dias.

  • – Como posso monitorar a produção de energia solar do meu sistema?

Por meio de um inversor fotovoltaico conectado a internet, é possível acompanhar a produção de energia em tempo real, por meio do celular, tablet ou computador.

  • – A energia solar promove benefícios para a natureza?
    Sim! A tecnologia é sustentável e promovida pela emissão de raios solares, processo natural e que se recompõe com frequência.
Compartilhe esse post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp