Fazendas solares são áreas rurais em que se localizam painéis fotovoltaicos direcionados para o consumo de terceiros. Dessa forma, consumidores podem economizar energia sem a necessidade de investir em um sistema próprio. Ou seja: em um mesmo local, é gerada energia para diversos imóveis.
Essa opção é ideal para pessoas que não podem ou que não querem instalar o sistema em suas casas, optando pela geração compartilhada. Assim, cada indivíduo recebe uma parcela da energia gerada no local, de acordo com o seu investimento.
Fazenda solar: como funciona?
O local onde será desenvolvida a fazenda solar deve ser escolhido de acordo com o nível de insolação da região. A eletricidade produzida pelo sistema, por meio da luz do Sol, será direcionada para a rede pública de distribuição. A partir disso, a energia será registrada e convertida em créditos energéticos com validade de 60 meses.
Para adquirir energia solar de uma fazenda deste tipo, é necessário alugar um lote e consumir a energia gerada. Assim, a distribuidora irá descontar a energia produzida da sua conta de luz, o que irá render créditos energéticos o suficiente para suprir os seus gastos com energia elétrica.
No final do mês, a distribuidora realiza um cálculo para dimensionar a diferença entre o consumo e esses créditos gerados, descontando o valor pago com energia, o que promove uma economia de até 95% para o consumidor.