São muitos os motivos para produzir a própria energia, mas neste post resolvemos resumir os cinco principais motivos para se considerar ter um sistema de geração solar na sua casa.
- Sistemas duráveis
Os painéis solares fotovoltaicos conectados à rede têm uma vida útil de 30 a 40 anos, sendo que a maioria, têm garantia de 25 anos para produção de pelo menos 80% da potência original.
- Livre de manutenção
Com o cuidado certo, os painéis duram décadas. Basta tirar o excesso de sujeira e a poeira de vez em quando, para permitir a melhor passagem da luz do sol, fazer revisão nos circuitos eletrônicos e a produção de energia estará garantida por muito tempo.
- Valorização do imóvel
Por se tratar de um sistema que reduz a conta de energia no final do mês, se você eventualmente quiser se mudar, o seu imóvel terá um enorme diferencial dentro do mercado. Sem contar que, o sistema de o sistema de energia solar fotovoltaica é removível, uma vez instalado no apartamento ou casa alugada, é possível levar em caso de mudança.
- Dê adeus às bandeiras tarifárias
As bandeiras tarifárias “indicam se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final, em função das condições de geração de eletricidade”, definição da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Para fugir das variações dessas bandeiras, o sistema fotovoltaico é uma ótima opção, pois sobre a produção própria de energia através de um sistema fotovoltaico não há a cobrança de tarifas. Neste caso, as bandeiras se aplicarão ao que você consumir da distribuidora.
- Energia limpa
A energia solar é a energia eletromagnética cuja fonte é o sol. Por isso, para sua produção só é preciso que o sistema receba a luz vinda do sol. O sistema fotovoltaico converte a irradiação solar diretamente em energia elétrica, não produz emissões de gases tóxicos, não afeta o clima global e não deixa lixo radioativo. É uma energia limpa, renovável e silenciosa.